segunda-feira, 5 de março de 2007

A Dança é inata à condição humana

A dança surgiu pela necessidade de o homem pôr para fora suas emoções. Antes de procurar se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais. Por isso, a dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também, pois quem dança, simultaneamente, cria um movimento e o expressa através do próprio corpo.

Além disso, a dança sempre teve grande presença e importância na vida do homem, pois o acompanha ao longo da sua história - desde os rituais dos povos primitivos, passando por acontecimentos sociais e religiosos, e influenciando até nas festas dos dias de hoje, como o Carnaval, por exemplo.

No Brasil, a dança está diretamente ligada à história da nossa gente, pois representa nossas raízes: a mistura do índio, do negro e do europeu. Desses três povos, herdamos os costumes, as tradições e a cultura. São riquezas transmitidas de geração a geração, que felizmente estamos conseguindo fazer com que permaneçam como tal- sofrendo ou não os sincretismos.
Na formação das danças brasileiras, os negros têm grande importância. Eles trouxeram a ginga, o requebrado que os portugueses não tinham. Assim como os índios, os africanos dançavam descalços. Para eles, a dança transcendia a livre expressão corporal. Era uma a forma encontrada para esquecer a humilhação e os castigos físicos. Os rituais dançantes aproximavam os negros escravos de seus deuses. Assim, a dança tinha significados mágicos e religiosos. Talvez por isso que a dança africana seja ainda hoje tão marcante na sociedade brasileira. O requebrar nacional é herança dos tempos escravagistas.

Própria e característica da condição humana, a dança, hoje, retrata as ansiedades, idéias, necessidades e interesses da nossa época, aliadas à necessidade homosapiana de transcender a sua existência em evasões significativas e positivas.



Um comentário:

Caroloo disse...

Lindas as fotos que você escolheu para colocar no blog, Fran!! Se quiser dar uma passadinha para comentar o meu também, pode ir para www. impressaumdigital.blogspot.com